mini bio
fabio torres
São Paulo, SP (Brasil)
Vive e trabalha em Goiás (Brasil)
fabio torres é artista visual e pesquisador. Desenvolve uma prática que transita entre vídeo, fotografia, pintura e outras linguagens visuais. Iniciou sua produção artística em 2020. É mestrando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Ensino de Artes Visuais e formação em Filosofia. Participou de exposições coletivas como o 19.º e o 20.º Salão Nacional de Artes de Jataí (GO), com as obras Haicai tropical (2022) e Animal inteiro – História da violência (2023). Em 2022, colaborou com o Projeto Habitat, da artista Rosa Rocha, atuando na curadoria, no desenvolvimento do site e na criação do tour virtual da exposição.
statement de artista
Sua prática transita entre vídeo, fotografia, pintura e outras linguagens visuais, explorando formas, narrativas e ficções como modos de tensionar o imaginário coletivo. Trata a cultura visual e a memória como territórios vivos, em disputa constante, onde se entrelaçam crítica social, imaginação política e poética.
Sua produção investiga os desdobramentos da violência colonial e suas permanências no presente, articulando uma abordagem crítica pós-colonial que questiona os modos de ver, consumir e habitar o mundo. Ao tensionar os aspectos visuais e ideológicos que moldam a sociedade contemporânea, suas obras convocam o espectador a reconhecer os pactos de esquecimento que sustentam a memória nacional.
cv
fabio torres
São Paulo, SP, Brasil
Exposições coletivas:
Selecionado para o 20.º Salão Nacional de artes - Jataí - GO
Obra: Animal inteiro (História da violência)
Ano: 2023
https://www.youtube.com/watch?v=HL59qtIvZlg&t=3s
Selecionado para o 19.º Salão Nacional de artes - Jataí - GO
Obra: Haicai tropical
Ano: 2022
https://www.youtube.com/watch?v=8HstZQeARM8
Outras experiências:
Projeto Habitat (Exposição online)
Função: Web design, Curadoria e Criador projeto do tour virtual de toda exposição HABITAT
Ano: 2022


